Hemorroidas: o que são, quais as causas e tratamentos

Hemorroidas: o que são, quais as causas e tratamentos

As hemorroidas são um assunto que muitas pessoas não se sentem confortáveis para conversar abertamente, porém é um dos problemas de saúde mais comuns entre adultos, e isso pode se agravar ainda mais durante a gravidez e no pós-parto.

Por isso, a ProctoGastro Clínica preparou este artigo para que você possa entender o que são as hemorroidas, quais suas causas e tratamentos. 

Dessa forma, você pode tomar as devidas medidas para preveni-las ou tratá-las. Confira este artigo até o final:

O que são hemorroidas?

As hemorroidas nada mais são do que a dilatação de vasos sanguíneos presentes no ânus, muito comum em homens e mulheres entre os 45 e 65 anos.

Elas podem ser tanto internas quanto externas. As internas ocorrem dentro do canal anal e não podem ser vistas. Já as externas, são as que ficam fora do ânus e podem ser vistas e sentidas.

Causas das hemorroidas

As hemorroidas podem ter várias causas, mas as principais são a hereditariedade, a obesidade, o envelhecimento, a gravidez e o pós-parto. 

Existem outros fatores de risco, como o consumo excessivo de álcool e alimentos gordurosos, o uso prolongado de drogas (especialmente antidepressivos e ansiolíticos) e o consumo inadequado de fibras.

Além disso, a constipação também é um dos fatores que contribuem para o seu surgimento, pois exige mais esforço para expelir as fezes, aumentando a pressão nas veias que conduzem ao ânus.

Leia também: Os motivos mais comuns para procurar um proctologista

Tratamento para hemorroidas

As hemorroidas podem ser tratadas de várias maneiras, dependendo da gravidade do problema. 

O tratamento mais comum é a ingestão de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios e antiespasmódicos. Porém, a prevenção é ainda melhor do que o tratamento, pois ajuda a evitar o seu surgimento.

Existem diferentes tratamentos cirúrgicos para as hemorroidas, como a escleroterapia, que é um procedimento médico minimamente invasivo usado para tratar veias, varicosas e vasinhos

A escleroterapia consiste na injeção de uma solução química (esclerosante) dentro da veia afetada, que provoca irritação e inflamação das paredes internas da veia, levando-a a colapso, e subsequentemente, à sua absorção pelo corpo.

O tratamento geralmente é bem tolerado e não requer anestesia. Pode ser feito em consultório médico e o paciente pode retornar às suas atividades diárias normalmente após o procedimento.

A hemorroidectomia, um procedimento cirúrgico realizado para remover hemorroidas, geralmente sob anestesia geral ou na região. 

É comumente indicada para casos graves de hemorroidas que não respondem ao tratamento conservador e causam sangramento, dor e desconforto significativos.

Há, também, a ligadura elástica, que tem o objetivo de interromper o fluxo sanguíneo para a hemorroida afetada.

Leia também: As dúvidas mais frequentes sobre o câncer colorretal

Hemorroidas durante a gravidez e no pós-parto

O aparecimento das hemorroidas é mais comum durante a gravidez e no pós-parto. Isso porque o aumento do peso do útero dificulta a circulação do sangue no corpo. Além disso, o empurrão final no momento do parto também pode levar ao surgimento da doença.

Durante a gestação, as recomendações para prevenir ou tratar as hemorroidas são as mesmas de outros pacientes: ingestão de fibras, seguir uma dieta saudável e praticar exercícios leves, como caminhadas, por exemplo.

Além disso, é importante controlar o aumento do peso e usar métodos apropriados para defecar.

Já no pós-parto, o tratamento das hemorroidas depende da gravidade da doença. É comum o uso de medicamentos para tratar as inflamações e a dor, além de outras alternativas mais invasivas, como as já citadas escleroterapia e hemorroidectomia.

Mitos e verdades sobre as hemorroidas

Confira, agora, alguns mitos e verdades sobre as hemorroidas:

Alimentos apimentados causam hemorroida?

MITO: não existe comprovação de que qualquer alimento possa causar as hemorroidas. No entanto, alimentos apimentados podem aumentar o desconforto de quem já tem o problema, sendo melhor evitá-los nesses casos.

Ficar longos períodos no vaso sanitário aumenta o risco de hemorroidas?

VERDADE: posições que exercem pressão no abdômen e, consequentemente, no ânus, aumentam os riscos de dilatação das veias dessa região. É o caso de ficar muito tempo fazendo força no vaso sanitário.

Hemorroidas podem causar câncer?

MITO: a hemorroida não se transforma em um tumor. O que acontece, algumas vezes, é o indivíduo atribuir à doença hemorroidária qualquer sangramento, quando este pode ser um sinal de câncer. Por isso, é muito importante procurar um médico ao identificar sangue nas fezes.

Verduras e legumes ajudam a evitar as hemorroidas?

VERDADE: seguir uma dieta rica em líquidos e fibras, o que inclui verduras, legumes e alimentos integrais, ajuda a regular o funcionamento do intestino, diminuindo, assim, a pressão sobre a região anal durante as defecações. 

Pessoas com hemorroidas devem evitar o uso de papel higiênico?

VERDADE: o papel higiênico não é a melhor solução para a higienização anal, até para quem não sofre com hemorroidas. Isso porque ele não é muito eficiente e, ao ser usado repetidamente, pode esfolar e lesionar a região. Lenços umedecidos tendem a trazer menos danos, mas a melhor opção é mesmo a água e o sabão.

As hemorroidas são um assunto que exige atenção e controle. Por isso, é importante entender suas causas e conhecer os possíveis tratamentos desta doença, para que se possa realizar as ações necessárias para preveni-la e tratá-la adequadamente.
Se você sofre com esta doença, agende sua consulta com um dos especialistas da ProctoGastro Clínica para receber um tratamento eficaz. Caso contrário, tome as medidas preventivas e faça exames anuais, para estar sempre de olho na sua saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *