Sangue nas Fezes

O QUE PODE SER?

A presença de sangue nas fezes pode ser causada por uma lesão situada em qualquer ponto do sistema digestivo. O sangue pode estar presente em quantidades muito pequenas e não ser visível ou ser bem aparente.

Grandes quantidades de sangue nas fezes geram fezes escuras e mal cheirosas, que na maioria das vezes, está relacionada a uma hemorragia digestiva alta, no esôfago ou no estômago, por exemplo.

Já a presença de sangue vermelho vivo nas fezes pode indicar uma hemorragia digestiva baixa, que pode ocorrer nos intestinos, reto ou no ânus. Quanto mais perto do ânus a ferida estiver, mais vermelho vivo será o sangue.

QUAIS AS CAUSAS?

O sangue nas fezes pode ser causado por: Endometriose; Hemorroidas; Fissuras anais; Ulcera no estomago; Cancer no intestino; Diverticulos; Doenças inflamatórias e pólipos intestinais.

Ao notar a presença de sangue nas fezes, o paciente deve procurar imediatamente seu médico, para que sejam solicitados exames, como a pesquisa de sangue oculto nas fezes e endoscopia digestiva, para verificar a origem deste sangramento e, assim, iniciar o tratamento.

O tratamento para eliminar o sangue das fezes depende da origem desse sangramento. Portanto é muito importante procurar seu médico o mais rápido possível para fazer uma investigação e descobrir a origem do sangramento, e lhe propor o melhor tratamento disponível.

Em algumas situações, a solução está em melhorar a alimentação do paciente, se o problema for causado por fezes muito secas.

Investigar minuciosamente o que está originando o sangue nas fezes é o ponto de partida. A única forma realmente eficaz de cuidar deste incômodo é tratar a origem do problema.