Exame de Cápsula Endoscópica

O QUE É CÁPSULA ENDOSCÓPICA?

A cápsula endoscópica é um exame não invasivo, que permite a visualização de todo trato gastrointestinal sem a necessidade de endoscopia e colonoscopia.

QUEM PODE FAZER O EXAME?

Adultos ou crianças poderão realizar o exame. Somente está contra-indicado àquelas crianças que não conseguem ingerir a cápsula por si só. Em algumas situações especiais, a cápsula poderá ser introduzida via endoscópica.

COMO É REALIZADO O EXAME?

A realização do exame é muito simples. Ele é realizado por meio da ingestão de uma cápsula, que possui uma micro câmera de alta resolução, capaz de tirar 03 fotos por segundo durante todo o percurso do trato gastrointestinal.

Para a realização do exame, são colocados alguns adesivos na região abdominal, que transmitem as imagens para um receptor que fica preso a cintura do paciente durante todo o procedimento.

O QUE ACONTECE COM A CÁPSULA DEPOIS?

A bateria da cápsula tem vida de 12 horas. Posteriormente, a cápsula estará inativa, sendo eliminada, de forma natural, junto com as fezes e sem a necessidade de laxativos ou outras medidas. Normalmente, será imperceptível. A cápsula não é reaproveitada em hipótese alguma.

QUANDO O EXAME É INDICADO?

O Exame é indicado para pacientes com sangramentos obscuros, que não são visíveis e diagnosticados com a colonoscopia e endoscopia. Também para pacientes com diarreias, Doença de Crohn, Doença Celíaca, e tumores intestinais.

Uma grande vantagem da cápsula endoscópica, é que este exame permite percorrer todo o intestino delgado, podendo encontrar lesões e outras doenças impossíveis de serem avaliadas pelos métodos tradicionais.

QUAL O PREPARO PARA REALIZAR O EXAME?

[Clique aqui para baixar]