Doença Gastrite

O QUE É GASTRITE?

Gastrite é uma inflamação na mucosa do estômago. Ela pode ser temporária ou crônica, em algumas situações pode levar meses ou anos para ser curada.

QUAIS SÃO AS CAUSAS E SINTOMAS?

A gastrite pode se desenvolver de repente (Gastrite aguda) ou gradualmente e por último por um período mais extenso (Gastrite crônica).

Infecção por bactérias; Consumo excessivo de bebidas alcoólicas; Consumo frequente de analgésicos; Estresse; Comidas apimentadas; Doenças autoimunes e outras doenças e condições podem causar a gastrite.

Os principais sintomas são: Perda do apetite; Náuseas e vômitos; Presença de sangue nas fezes ou no vômito; Dores abdominais; Fraqueza; Inchaços; Ardor ou sensação estranha no estômago entre as refeições ou à noite; Fezes escuras e Soluços.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO

O método mais comum para diagnosticar a Gastrite é por meio da Endoscopia Digestiva Alta. Por este método, é mais fácil de detectar o problema, assim, o médico pode solicitar biópsia e enviar para o laboratório para análise do resultado.

Seu médico também poderá solicitar - se achar necessário - exames de sangue complementares, para verificar a contagem de células vermelhas do sangue. O resultado pode mostrar se há falta de glóbulos vermelhos no sangue, o que pode indicar anemia ou mostrar a infecção causada pela bactéria H. Pilory.